Depois de muito procurar, você finalmente encontrou uma casa ou apartamento dos sonhos. Agora vem aquela parte “chata” e que deixa muita gente de cabelos em pé: organizar e empacotar tudo para a tão esperada mudança.
Apesar de cansativa, a mudança é uma oportunidade para identificar o que é necessário e o que pode ser descartado. Mais do que trocar um local físico, a mudança também é um ótimo momento para fazer uma faxina nos seus pertences pessoais, objetos da casa e praticar o desapego (e se quiser dá até para fazer uma graninha extra).
Ferramentas como OLX (olx.com.br), Mercado Livre (mercadolivre.com.br) e Enjoei (enjoei.com.br) podem ser grande aliadas na hora de vender pertences que você não usa mais!
Para fazer uma mudança tranquila e sem estresse o ideal é começar a se preparar com antecedência e, principalmente, se organizar. E para te ajudar nessa tarefa nós preparamos o checklist da mudança.
Checklist da mudança
1 – Separe as caixas:
Existem empresas especializadas em mudanças que oferecem caixas de papelão para ajudar os clientes na organização da mudança, mas se você não for contratar uma, o ideal é que você mesmo passe a guardar caixas que estejam limpas e em boas condições, para armazenar os itens da mudança. O ideal é ter uma quantidade grande de caixas e que elas sejam de diversos tamanhos.
2 – Faça lista:
A melhor forma de não esquecer nada ainda é fazer uma listinha, que pode ser separada por cada cômodo. Marque cada item que será levado na mudança, mesmo os menores, depois você vai ticando conforme os coloca na caixa e ainda dá para fazer uma inspeção quando chegar na casa nova e ver se está tudo ali.
3 – Identifique as caixas:
Esse passo pode ser realizado novamente por cômodo. Você pode etiquetar ou escrever com caneta nas caixas. Com essas identificações fica mais fácil saber que caixa pertence a qual espaço e onde você vai encontrar com facilidade cada item.
4 – Limpe tudo antes de guardar:
Isso vale para os objetos e para as roupas. Se você já levar tudo limpo, quando desfizer a mudança, não vai precisar sair lavando tudo antes de guardar. Isso vai agilizar o processo de mudança e vai te cansar menos.
5 – Guarde as roupas em malas:
A melhor forma de transportar as roupas durante a mudança é em malas de viagem. Além de utilizar um item que já vai ter que fazer parte da mudança, você consegue mandar as roupas para a casa nova com mais segurança, limpeza e organização.
6 – Desapegue:
A hora de organizar a mudança é um ótimo momento para desapegar dos itens que não são usados. Descarte tudo o que você não usou nos últimos 6 meses e que pode comprometer o espaço disponível e a organização na casa nova.
7 – Meça os móveis:
Antes de levar os móveis para a sua nova residência, meça os locais que eles vão ficar e verifique se caberão no novo ambiente. Caso perceba que algum não vai se encaixar pratique o desapego e venda (ou doe para alguém que esteja precisando). Aí você pode até comprar um móvel novo com uma metragem que se encaixe melhor no local.
8 – Cuidado com o transporte:
Muitos itens são delicados e podem quebrar facilmente. Para evitar que isso aconteça use plástico bolha e jornal para embalá-los. Sinalize as caixas com os itens que são mais delicados e embrulhe-as com fita para não correr o risco de elas abrirem e cair tudo.
9 – Empresa de confiança:
Muitas pessoas optam por contratar uma empresa para fazer a mudança e é preciso atenção na hora de fazer essa escolha. Busque referências com amigos e conhecidos para saber se a empresa é de confiança, afinal você não pode correr o risco de ficar sem seus pertences, não é mesmo?
10 – Mudança de endereço:
Quinze dias antes da data da mudança é importante solicitar o desligamento e transferência de serviços como de telefone, internet e TV a cabo. Não esqueça, também, de alterar os endereços de correspondências, como de banco e plano de saúde.
Agora que você já sabe como deixar tudo organizado, é só mudar e ser feliz no seu novo lar!
A Capuano Imóveis tem diversas opção para você mudar de ares, seja aluguel